Avançar para o conteúdo principal

Sucesso, Glória e o Ser do «Maior do Mundo»

Ontem em plena praça da Catalunha e já com umas belas cañas a serem absorvidas pelos sistemas nervoso e circulório eu e os meus companheiros da Tour a Camp Nou concluímos que o Benfica é o «Maior Do Mundo». Reparem que não somos os melhores de Portugal ou a melhor equipa da Europa ou até aquela que pratica o melhor futebol ou que tem os melhores jogadores. Nada disso. Nós somos é os Maiores Do Mundo (em sigla, MDM e sempre escrito em maiúsculas).

Por esta altura devem estar os adeptos de outros clubes a dizer: «Eh, eh, estes gajos são doidos! Maiores do Mundo? Estiveram 10 anos sem ganhar um campeonato e há quase 20 que não vão a uma final europeia!?»

Pois, mas isso de ganhar e de ir a finais é coisa de clubes que procuram o sucesso. E nós benfiquistas não procuramos o sucesso. Como diz Lobo Antunes, o importante é a Glória, porque o sucesso não vale de nada. Diz o melhor escritor português que o Camões nunca teve sucesso na vida, mas que glória teve e continua a ter, pois só assim é que 500 anos depois todos continuam a ler, criticar e elogiar a sua obra.

O Benfica é similar. Não tem sucesso nenhum nas competições europeias, mas foi a equipa estrangeira que mais adeptos levou a Camp Nou e a equipa que, em toda a história das competições de clubes da UEFA, mais adeptos levou a um jogo fora de casa (contra o Lille mais de 40.ooo benfiquistas em Paris). O Benfica, mesmo não tendo sucesso, continua a ser alvo de críticas e falatórios entre lagartos e tripeiros (que como diz o cântico dos DV são todos paneleiros).

É por isso que ontem saí de Espanha feliz. Perdi contra uma equipa de sucesso, mas tenho orgulho em ser do Maior do Mundo. E isto de se ser do MDM não é para quem quer, é para quem pode ambicionar a glória.

Comentários

Anónimo disse…
Penso que os jogadores do Benfica merecem ver a Luz cheia no próximo domingo.

TODOS À LUZ !!!

VAMOS ENCHER O ESTÁDIO !!!!

Mensagens populares deste blogue

E o Benfiquista é o Eng.

O palerma não sabia estar calado, agora só falta o Veiga vir dar bitaites: "Comigo os jogadores foram sempre exemplares. Parece-me claro que tinham motivação", referiu o cabrão do Eng. depois de sair da missa. Tu é que eras uma grande merda, com um 11 do caralho (Micoli+Simão) não fizeste nada de especial. O que é que irias fazer com um plantel de 30 gajos ! Os grandes Benfiquistas não roubam o Benfica, para mim o ano que recebeste para saires foi pior do que jogar dinheiro no lixo. O 2º treinador que me lembro que se põe a anda sem se saber muito bem porquê. O primeiro foi o Autuori e depois foi o que foi. Podia não ser um génio da táctica mas há muito se percebia que estaria a remar sozinho. Mais do que tudo é um grande SOS, infelizmente ainda há muitos benfiquistas a dormir. Agora sim vamos ter um treinador que vai por a equipa a jogar para o Cardozo (e claro mete-lo a chutar com o pé-direito e a cabecear como o Zé Àguas), mas também vai ter a capacidade de por o Di Maria...

Luis Felipe e entrevistas

O Luis Felipe nunca deveria ter entrado no Benfica. Mais um caso em que o barato sai caro, provando-se mais uma vez que o ex-engenheiro tem um faro para jogadores. Foi a contratação mais caricata do defeso, o mesmo engenheiro que o dispensa como extremo contrata-o para lateral e coloca-o a jogar como extremo. Na última entrevista ao correio da manhã mostra que está cheio de vontade para ir jogar no PAOK, cumprindo-se o destino: “Uma mudança de treinador nunca é boa para uma equipa. Já tinha feito a pré-época com Fernando Santos, já tínhamos um modelo de jogo e uma filosofia diferente. A mudança prejudicou-me a mim e a todos os outros” ”Emprestado? Não. Já atingi um certo nível de maturidade, uma determinada idade e não vejo razão para ser emprestado. Essa situação não faz sentido e não me passa minimamente pela cabeça. Só penso em atingir os níveis que atingi no Braga” Assobiá-lo !? nem pensar continuo com esperança que capaz de falhar menos de 10 passes por jogo. Eu também não vejo r...

Num forum do Lille

«Vous avez vu les stats de Benfica en Coupe d'Europe à domicile? 79V (Edit : 80 maintenant) 22N 9D ! Respect...» Se precisarem da tradução: Vocês viram as estatísticas do Benfica na Liga dos Campeões em casa? 79 vitórias (agora 80) 22 empates 9 derrotas! Respeito...