Avançar para o conteúdo principal

Um negócio por explicar

O jornal «A Bola» mudou ontem de estrutura accionista. Para explicar de forma simples, até ontem o diário contava com dois grandes accionistas familiares dos fundadores (que sempre rejeitaram vender as posições a grandes grupos económicos) e o que aconteceu foi que um dos accionistas comprou a outra parte e passou a controlar todo o capital. Os valores do negócio são desconhecidos e desconhecido é também o desfecho deste negócio para os benfiquistas até porque a parte vendedora era uma senhora cujo número de sócio tinha apenas quatro dígitos (célebre ficou a reportagem na revista do Expresso há uns meses atrás quando ela assumia sem papas na língua o seu benfiquismo).

Sejamos sinceros. «A Bola» sempre foi o nosso jornal deu-nos jeito para eleger presidentes (João Santos, Jorge de Brito e Vilarinho, os mais notórios) ou pelo branqueamento de muitas épocas e episódios menos bons que se passaram na nossa casa. Recordo-me que «A Bola» foi dos poucos jornais que nunca esqueceu os casos Pacheco e Paulo Sousa, escrevendo sobre o caso, mesmo quando todos já davam a indemenização por perdida. Quem contra nós escrevia era demitido (Rui Santos, lembram-se?). «A Bola» era dos poucos (ou mesmo o único) orgão de comunicação social que ainda nos restava. Falo no passado, porque julgo que «A Bola» deixou de ser «nossa». A últimas capas têm tido um tom muito verde para o meu gosto e temo o pior desfecho neste negócio.

Como benfiquista não tenho problema nenhum em assumir que o controlo da imprensa é uma chave para as portas do sucesso. Bem ao estilo da Cosa Nostra siciliana, Berlusconi fez isso no AC Milan, e Pinto da Costa tem feito isso com o Porto. Estilos diferentes é verdade (um detém orgãos de comunicação, o outro soborna, ameaça e compra jornalistas), mas o nosso presidente devia ponderar bem uma destas estratégias (ou uma terceira via). Espero que a alteração na estrutura seja a nosso favor e que eu esteja equivocado. Os próximos meses o dirão.

PS: quando digo que «A Bola» é (ou era) nossa. Sei do que falo. Já lá estive dentro e sei a quantidade de posters do Benfica e de símbolos do nosso clube que decoram as paredes e secretárias dos jornalistas.

Comentários

Quetzal Guzman disse…
A senhora há muito que ponderava a venda, a saber, por discordar da linha editorial. Mas não me parece que seja pelas capas lagartas (o jornal sempre as teve). Penso que se devia mais à forma como os assuntos eram tratados. Nos últimos tempos, era comum ver a Bola a seguir a linha mais revisteira do Record, levando alguns bigodes d'O Jogo. E isso era bastante grave. Independentemente da ligação clubística, A Bola sempre teve os furos de notícias relacionadas com todos os clubes. era isso que levava lagartos e tripeiros (o meu avô, portista doente, era um fã incondicional da Bíblia) a comprar o jornal.
Vail disse…
A Bola é o meu jornal favorito e espero sinceramente que continue a sê-lo. A sua edição on-line é pioneira e inovadora a nivel mundial. Claramente a melhor!

Abraço Benfiquista
Tiagojcs disse…
Confesso que domingo ia comprar a Bola e nao o fiz porque achei a capa demasiado verde e com uma noticia miniscula sobre o nosso Glorioso . Um pouco à imagem das mais recentes capas . A ver vamos se esta continuara a ser a biblia dos benfiquistas ...

http://catedraldapalavra.blogspot.com

Saudações gloriosas
LF disse…
Não se preocupe amigo.
A Bola vai certamente continuar a ser o que sempre foi. O maior jornal desportivo português.

Não é a presença de uma accionista que vai mudar a realidade de quase 6 milhões de portugueses serem benfiquistas.
Essa é a razão principal de A Bola abordar o Glorioso de forma mais generosa.

Além do mais, a redacção (como parece também saber) é amplamente benfiquista, e quase lhe jurava que o director também o é.

De resto A Bola está para o Benfica, como o Record para o Sporting e O Jogo para o F.C.Porto. Não vejo que as coisas possam ou devam (no interesse dos próprios) mudar muito a esse respeito.


Visitem

www.vedetadabola.blogspot.com

Já com a análise pormenorizada da jogatana de ontem

Mensagens populares deste blogue

E o Benfiquista é o Eng.

O palerma não sabia estar calado, agora só falta o Veiga vir dar bitaites: "Comigo os jogadores foram sempre exemplares. Parece-me claro que tinham motivação", referiu o cabrão do Eng. depois de sair da missa. Tu é que eras uma grande merda, com um 11 do caralho (Micoli+Simão) não fizeste nada de especial. O que é que irias fazer com um plantel de 30 gajos ! Os grandes Benfiquistas não roubam o Benfica, para mim o ano que recebeste para saires foi pior do que jogar dinheiro no lixo. O 2º treinador que me lembro que se põe a anda sem se saber muito bem porquê. O primeiro foi o Autuori e depois foi o que foi. Podia não ser um génio da táctica mas há muito se percebia que estaria a remar sozinho. Mais do que tudo é um grande SOS, infelizmente ainda há muitos benfiquistas a dormir. Agora sim vamos ter um treinador que vai por a equipa a jogar para o Cardozo (e claro mete-lo a chutar com o pé-direito e a cabecear como o Zé Àguas), mas também vai ter a capacidade de por o Di Maria...

Luis Felipe e entrevistas

O Luis Felipe nunca deveria ter entrado no Benfica. Mais um caso em que o barato sai caro, provando-se mais uma vez que o ex-engenheiro tem um faro para jogadores. Foi a contratação mais caricata do defeso, o mesmo engenheiro que o dispensa como extremo contrata-o para lateral e coloca-o a jogar como extremo. Na última entrevista ao correio da manhã mostra que está cheio de vontade para ir jogar no PAOK, cumprindo-se o destino: “Uma mudança de treinador nunca é boa para uma equipa. Já tinha feito a pré-época com Fernando Santos, já tínhamos um modelo de jogo e uma filosofia diferente. A mudança prejudicou-me a mim e a todos os outros” ”Emprestado? Não. Já atingi um certo nível de maturidade, uma determinada idade e não vejo razão para ser emprestado. Essa situação não faz sentido e não me passa minimamente pela cabeça. Só penso em atingir os níveis que atingi no Braga” Assobiá-lo !? nem pensar continuo com esperança que capaz de falhar menos de 10 passes por jogo. Eu também não vejo r...

Num forum do Lille

«Vous avez vu les stats de Benfica en Coupe d'Europe à domicile? 79V (Edit : 80 maintenant) 22N 9D ! Respect...» Se precisarem da tradução: Vocês viram as estatísticas do Benfica na Liga dos Campeões em casa? 79 vitórias (agora 80) 22 empates 9 derrotas! Respeito...