Avançar para o conteúdo principal

Avança a verdade

Parece que a FIFA e o International Board começam a sair da caverna pré-histórica onde se encontravam. As notícias de que, finalmente, serão introduzidas algumas alterações à forma de apitar os jogos de futebol vêm responder aos anseios de quem, efectivamente, quer a legalidade no futebol.
Todos estamos fartos de ver a vergonha que inundou o futebol português nos últimos 25 anos ou de ver equipas como a Coreia do Sul ser levada ao colo no Mundial de 2002 ou o Barcelona ganhar a Liga dos Campeões por decreto.
Acredito que grande parte da popularidade deste jogo reside no facto de, por um lado, as suas regras serem muito simples (talvez com a excepção da lei do fora-de-jogo) e, por outro, ser muito fácil de jogar. Não há grande material para comprar (apenas uma bola) e em qualquer lado se consegue jogar.
E aqui reside um pormaior que não deve ser esquecido. Não é preciso um árbitro para se jogar futebol. Quando os amigos jogam, não há árbitros; no início do futebol (século XIX) não havia árbitros, eram os capitães que resolviam, por consenso, lances mais duvidosos. Só recorremos aos árbitros porque o ser humano, infelizmente, é enganador e dissimulado. Por isso, um recado aos iluminados: percebam que os árbitros são um elemento acessório ao futebol. E por acessório quero dizer dispensável.
O erro faz parte do futebol. Mas é o erro do Nuno Gomes ou do Quim. Não é o do árbitro. Porque ninguém precisa de um árbitro. Se podermos retirar o erro do árbitro (propositado ou não), devemos fazê-lo.
A introdução de chips, de mais árbitros, de imagens televisivas para esclarecimento de dúvidas são avanços. E para quem tem dúvidas, outro argumento. Se não for possível fazê-lo em todos os jogos, que o façam em alguns. Prefiram ter verdade desportiva em alguns jogos do que não ter em nenhuns.

Só não percebo quem está contra estas iniciativas. Todos queremos que a verdade frutifique.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E o Benfiquista é o Eng.

O palerma não sabia estar calado, agora só falta o Veiga vir dar bitaites: "Comigo os jogadores foram sempre exemplares. Parece-me claro que tinham motivação", referiu o cabrão do Eng. depois de sair da missa. Tu é que eras uma grande merda, com um 11 do caralho (Micoli+Simão) não fizeste nada de especial. O que é que irias fazer com um plantel de 30 gajos ! Os grandes Benfiquistas não roubam o Benfica, para mim o ano que recebeste para saires foi pior do que jogar dinheiro no lixo. O 2º treinador que me lembro que se põe a anda sem se saber muito bem porquê. O primeiro foi o Autuori e depois foi o que foi. Podia não ser um génio da táctica mas há muito se percebia que estaria a remar sozinho. Mais do que tudo é um grande SOS, infelizmente ainda há muitos benfiquistas a dormir. Agora sim vamos ter um treinador que vai por a equipa a jogar para o Cardozo (e claro mete-lo a chutar com o pé-direito e a cabecear como o Zé Àguas), mas também vai ter a capacidade de por o Di Maria...

Luis Felipe e entrevistas

O Luis Felipe nunca deveria ter entrado no Benfica. Mais um caso em que o barato sai caro, provando-se mais uma vez que o ex-engenheiro tem um faro para jogadores. Foi a contratação mais caricata do defeso, o mesmo engenheiro que o dispensa como extremo contrata-o para lateral e coloca-o a jogar como extremo. Na última entrevista ao correio da manhã mostra que está cheio de vontade para ir jogar no PAOK, cumprindo-se o destino: “Uma mudança de treinador nunca é boa para uma equipa. Já tinha feito a pré-época com Fernando Santos, já tínhamos um modelo de jogo e uma filosofia diferente. A mudança prejudicou-me a mim e a todos os outros” ”Emprestado? Não. Já atingi um certo nível de maturidade, uma determinada idade e não vejo razão para ser emprestado. Essa situação não faz sentido e não me passa minimamente pela cabeça. Só penso em atingir os níveis que atingi no Braga” Assobiá-lo !? nem pensar continuo com esperança que capaz de falhar menos de 10 passes por jogo. Eu também não vejo r...

Num forum do Lille

«Vous avez vu les stats de Benfica en Coupe d'Europe à domicile? 79V (Edit : 80 maintenant) 22N 9D ! Respect...» Se precisarem da tradução: Vocês viram as estatísticas do Benfica na Liga dos Campeões em casa? 79 vitórias (agora 80) 22 empates 9 derrotas! Respeito...