quinta-feira, junho 22, 2006

Plantel

Para já ainda não há fumo branco mas não espero mais do que 2 a três contratações para a nova época. A não ser que cheguem os 20 milhões pelo Simão não me parece que haja dinheiro para comprar foguetes e por isso mesmo vamos ter que esperar até às últimas pelas sobras.

Para já:

Guarda-redes : Moreira, Quim, Moretto

Até ao natal e dada a gravidade da lesão do Moreira penso que devem ficar os três. A meio da época deve-se colocar um dos guarda-redes num outro clube de preferência definitivamente e a ganhar dinheiro.

Defesa: Nelson, Alcides + Luisão,Anderson, R.Rocha + Léo

Um dos pontos fortes da equipa. Para já é preciso um central para fazer número nos treinos, com potencial e disposto a aprender com os melhores.

A confiar que o Nelson ficou bom com a operação, embora não sei se parte do seu apagamento não se terá devido a festa a mais, o lateral esquerdo não é uma das prioridades.

Podia-se falar no T. Gomes para aprender mas do que vi não me parece que tenha qualidade. Gastar dinheiro no Miguelito numa altura em que não se parece ter dinheiro não me parece bem.

Meio campo defensivo: Petit, M. Fernandes, Beto

Parece que falta mais um bom suplente que seja superior ao Beto. Trazer alguém que seja logo titular não é uma boa politica. Há um défice de troca de bolas no meio campo e de ideias (responsabilidade do Petit e do MF) mas com um bom 10 tal não será tão evidente.

Comprar o Katsouranis por 2.5 milhões ? para tirar o lugar ao Petit ... A não ser que este último já esteja a ser negociado.

Meio campo criativo: Rui Costa e N. Assis e Karag.

Espero que o R. Costa faça uma grande época. Em alguns jogos pode jogar o N. Assis, apesar de não gostar do estilo só com pé direito sinto que fez falta na 2ª volta. O Karag. é uma incógnita, não sei em que posição joga. Defensivamente esteve muito mal o ano passado, foram-lhe dadas muito poucas oportunidades é verdade mas nunca demonstrou nada por ai além.

Alas: Manú, M. Ferreira, Simão, Robert, Manduca

Aqui está o grande défice da equipa que foi agravado com a saida do Giov (o soneca de vez em quando era perigoso e no ano do título esteve bem acordado).

Esperando que o Simão saia e o dinheiro entre, não esperando que o Robert caso fique mostre alguma coisa e achando que o M. Ferreira fez muito pouco fica só o Manú e o Manduca.

É muito pouco. Pelo menos um reforço para cada ala a contar com o facto de os criativos possam caso seja necessário actuar nas alas.

O Miguelito neste seria uma boa hipótese mas depois do que se viu com o Manduca é melhor ter cuidado com os jogadores que jogam bem contra o Benfica. Não gostei do Mand. em especial no jogo contra o Sporting, não tem garra.

Avançados: N. Gomes, Mantorras, Marcel

O N. Gomes fez uma grande época para o que eu estava à espera e comparativamente a anos anteriores. Esteve mais participativo, é inteligente mas com a chegada do R. Costa penso que a posição em que ele mais rende vai estar ocupada pelo 10.

Por outro lado vai vir de um mundial não se sabe quando. Se não fizer a pré-época completa não vou esperar grande coisa.

O Mantorras está fragilizado pelo menos psicologicamente. Não espero mais que um jogo sempre à mama sem pressão sobre os avançados. Se o problema da falta de velocidade não for só psicológico deve-se rever a sua situação.

Num passado recente o Benfica deixou fugir jogadores de grande nível e neste caso particular deu cabo de um jogador de grande nível.

O Marcel tem um tiro forte, bom jogo de cabeça mas é muito lento e não me parece ter o que é preciso para se impor numa equipa grande. Psicologicamente é muito frágil. Ter dado 3.5 milhões por este jogador foi um crime. Espero estar enganado mas ...

Pelo menos um ponta de lança com velocidade tem de vir. Se não conseguirem melhor tragam o Jardel e contratem uma ou duas amas para tratarem do menino 24 sobre 24 horas.

Joker: Micoli

Não deve vir mas caso venha é uma grande mais valia desde que não passe mais de metade da época lesionado. Faz levantar o ânimo nas bancadas, sabe motivar o público.

Para mim é mau sinal ainda não ter nenhum jogador contratado. Fico a aguardar as "primeiras escolhas".

Se o RC estiver em grande acredito que mesmo com o que temos podemos fazer uma campanha melhor que a anterior nas várias competições.