segunda-feira, maio 22, 2006

Fernando Santos

Sinceramente já estava à espera da contratação do F. Santos a partir do momento em que se começou a falar que a nacionalidade do técnico não era um pré-requisito. Há que ser realista e saber que ninguém vem para o Benfica ganhar menos numa profissão de grande desgaste.

Obviamente que se fica apreensivo. O F. Santos num clube que ganhou cinco títulos de seguida, e que durante esse tempo pagou viagens, prostitutas, relógios e tudo o mais a árbitros de futebol, somente ganhou um título nacional. Ou ele é mau ou então ele foi capaz de nesses 3 anos moralizar o clube por onde passou. Prefiro pensar que ele consigou moralizar ....

Confesso que não acompanhei a carreira dele, nem sem a maneira como ele dispõe a equipa, nem a forma como ele reage a resultados negativos.

Sei sim que ele é um grande Benfiquista, que o seu Pai foi um grande Benfiquista e espero que ele esteja determinado a realizar um grande trabalho no Benfica. Para variar espero que alguém chegue ao clube e exceda as expectativas. Porque não pensar que o Benfiquismo faz com que as pessoas consigam superar-se !

Até ao inicio da pré-época vamos ver o treinador que temos. É fácil pensar que esta é mais uma jogada do Veiga por forma a ter alguém à frente da equipa que é fácil manipular. Também pensei nisso mas vou dar uma oportunidade ao F. Santos. Com base nos jogadores que sairem e que entrarem vai-se ver se as contratações feitas foram somente para circular dinheiro ou se foram para melhorar a equipa.

Não gosto de ter no Benfica pessoas que já passaram pelo Porto e são amigas do PC ou que já passaram pelo Sporting. Este perfil faz-me pensar um pouco no nosso presidente. Mas se é para ter um treinador então que seja um Benfiquista de pequenino. Para mim não é preciso muito para ser melhor que o Koeman. Em termos de currículo de treinador são próximos.

Mais uma vez os dirigentes do Benfica não souberam gerir a situação. Colocaram a fasquia alta e depois vem com a história da primeira escolha. Depois já não se usa fazer contratos por dois anos !? Faz-me lembrar casamentos para esta vida e para a próxima. Um contrato de um ano é o mais realista.

A grande vantagem de ter treinador é que ele pode calmamente preparar a próxima época. Espero que ele tenha sorte, mostre trabalho e exceda as minhas expectativas (que são baixas).