Avançar para o conteúdo principal

Um novo ciclo

O significado do empate do Benfica no Estádio do Dragão suplanta o ponto conquistado e a possibilidade de, por mais uma semana, o Glorioso permanecer no topo da tabela classificativa. O 1-1 traduz o fim de um ciclo. O fim da era portista que, na realidade, começou com Octávio Machado e que apenas foi anestesiada por José Mourinho.

O Benfica jogou esta noite contra o pior Porto dos últimos 10 anos. O empate vem acabar com um ciclo de 11 anos a perder no Dragão. Curiosamente, os mesmos 11 anos de jejum benfiquista em termos de conquista de campeonatos.

Este empate marca claramente um ponto de viragem no futebol português. A derradeira oportunidade de Benfica ou Sporting (re)conquistarem o predomínio da competição pela próxima década. Tenho dúvidas que o Porto consiga ganhar o campeonato. Tem de ir a Alvalade, e José Couceiro parece não ter arcaboiço técnico e argumentativa para evangelizar o pelotão portista. Pode ser que me engane, mas a época 2004/2005 vai marcar o início do domínio de um clube lisboeta nos próximos 10 anos (tal e qual como a época 94/95 marcou o início de um ciclo glorioso para os portistas).

Benfica ou Sporting? É complicado apostar. Tanto um como o outro têm argumentos para se chegarem à frente neste jogo do «winner takes it all». O Sporting tem a melhor equipa, mas o Benfica tem os melhores jogadores. O Sporting joga o melhor futebol, mas o Benfica é mais regular. O Sporting tem mais golos marcados (50), mas o Benfica tem menos golos sofridos (23). O Sporting tem um treinador que precisa de ganhar para se afirmar, mas o Benfica tem um treinador experiente e que saberá gerir um plantel nas alturas mais críticas. O Sporting ainda está na Taça UEFA, mas o Benfica pode ganhar a Taça de Portugal. Ambos os clubes têm os mesmos pontos (42), o mesmo número de vitórias (12), o mesmo número de empates (6) e o mesmo número de derrotas (5).

Este campeonato é mais que uma competição de uma época. É a disputa, a guerra, a campanha por 10 anos de glória. É o embalar para uma década de sucessos que culminará com finais europeias (o Benfica vai a duas finais da Taça dos Campeões Europeus no final de um ciclo iniciado nos inícios da década de 80).

E nem a estatística nos ajuda a saber qual o mais bem posicionado para iniciar este novo ciclo vitorioso. Se é verdade que os grandes clubes têm tendência a passar crises menos duradouras que os clubes mais pequenos (e desta forma o Benfica ganharia este campeonato, porque já lá vão 10 anos sem vitórias relevantes), também é verdade que o Sporting já não tem um verdadeiro ciclo vitorioso desde a década de 50, quando ganhou cinco títulos em oito anos (a melhor série de vitórias).

A ver vamos. De uma coisa podemos todos estar certos. Este ano, o título vem para Lisboa e o Pinto da Costa morreu para o futebol.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E o Benfiquista é o Eng.

O palerma não sabia estar calado, agora só falta o Veiga vir dar bitaites: "Comigo os jogadores foram sempre exemplares. Parece-me claro que tinham motivação", referiu o cabrão do Eng. depois de sair da missa. Tu é que eras uma grande merda, com um 11 do caralho (Micoli+Simão) não fizeste nada de especial. O que é que irias fazer com um plantel de 30 gajos ! Os grandes Benfiquistas não roubam o Benfica, para mim o ano que recebeste para saires foi pior do que jogar dinheiro no lixo. O 2º treinador que me lembro que se põe a anda sem se saber muito bem porquê. O primeiro foi o Autuori e depois foi o que foi. Podia não ser um génio da táctica mas há muito se percebia que estaria a remar sozinho. Mais do que tudo é um grande SOS, infelizmente ainda há muitos benfiquistas a dormir. Agora sim vamos ter um treinador que vai por a equipa a jogar para o Cardozo (e claro mete-lo a chutar com o pé-direito e a cabecear como o Zé Àguas), mas também vai ter a capacidade de por o Di Maria

Se todos perderem ...

A isto é que se pode dizer morrer praia, o Engº consegue dar sempre a sensação que com mais uma ponta de sorte tinha ido lá. Por mim já não lhe dou o beneficio da dúvida, caso já tudo estivesse perdido a recepção à Académica iria-se tornar num inferno para o Engº, assim quase que aposto que até ao cair do pano haverá uma possibilidade. Só nisto é que o homem tem sorte. As últimas noticias que dão conta do interesse do Lille no Mantorras são para rir, só passaria nos exames médicos se estes fossem feitos à medico do Benfica, e mesmo assim tenho as minhas dúvidas. A única possibilidade é colocá-lo 90 minutos vários jogos seguidos para ver realmente se está coxo ou se está sem confiança. Um outro jogador muito falado é o N. Gomes que esta época conseguiu fazer a sua pior época desde que está no Benfica, e a verdade é que desde que veio da fiorentina tem alternado este o razoável e o muito fraco. Dúvido que seja transferido, e dúvido também que passe em exames médicos a sério. De 0 a 20 do

Três pedidos para Domingo

Aos jogadores - Ganhem o jogo (não há motivação maior que ganhar o campeonato) Ao Trapattoni - Mostra a tua experiência e lembra-te que ainda te falta uma dobradinha no currículo Aos adeptos do Benfica - Transformem a Av dos Aliados e a Av da República num palco de guerra civil. Cada tripeiro e cada lagarto que por vocês passar é para abater. Quer sejamos campeões quer não. O «Eu só quero o Porto a arder» e «Morte aos lagartos e tripeiros» é para cumprir à risca.