Avançar para o conteúdo principal

Sucesso, Glória e o Ser do «Maior do Mundo»

Ontem em plena praça da Catalunha e já com umas belas cañas a serem absorvidas pelos sistemas nervoso e circulório eu e os meus companheiros da Tour a Camp Nou concluímos que o Benfica é o «Maior Do Mundo». Reparem que não somos os melhores de Portugal ou a melhor equipa da Europa ou até aquela que pratica o melhor futebol ou que tem os melhores jogadores. Nada disso. Nós somos é os Maiores Do Mundo (em sigla, MDM e sempre escrito em maiúsculas).

Por esta altura devem estar os adeptos de outros clubes a dizer: «Eh, eh, estes gajos são doidos! Maiores do Mundo? Estiveram 10 anos sem ganhar um campeonato e há quase 20 que não vão a uma final europeia!?»

Pois, mas isso de ganhar e de ir a finais é coisa de clubes que procuram o sucesso. E nós benfiquistas não procuramos o sucesso. Como diz Lobo Antunes, o importante é a Glória, porque o sucesso não vale de nada. Diz o melhor escritor português que o Camões nunca teve sucesso na vida, mas que glória teve e continua a ter, pois só assim é que 500 anos depois todos continuam a ler, criticar e elogiar a sua obra.

O Benfica é similar. Não tem sucesso nenhum nas competições europeias, mas foi a equipa estrangeira que mais adeptos levou a Camp Nou e a equipa que, em toda a história das competições de clubes da UEFA, mais adeptos levou a um jogo fora de casa (contra o Lille mais de 40.ooo benfiquistas em Paris). O Benfica, mesmo não tendo sucesso, continua a ser alvo de críticas e falatórios entre lagartos e tripeiros (que como diz o cântico dos DV são todos paneleiros).

É por isso que ontem saí de Espanha feliz. Perdi contra uma equipa de sucesso, mas tenho orgulho em ser do Maior do Mundo. E isto de se ser do MDM não é para quem quer, é para quem pode ambicionar a glória.

Comentários

Luís Fialho disse…
Penso que os jogadores do Benfica merecem ver a Luz cheia no próximo domingo.

TODOS À LUZ !!!

VAMOS ENCHER O ESTÁDIO !!!!

Mensagens populares deste blogue

Num forum do Lille

«Vous avez vu les stats de Benfica en Coupe d'Europe à domicile? 79V (Edit : 80 maintenant) 22N 9D ! Respect...»

Se precisarem da tradução:
Vocês viram as estatísticas do Benfica na Liga dos Campeões em casa? 79 vitórias (agora 80) 22 empates 9 derrotas! Respeito...

Quem não chora não mama !

É isto que os nossos adversários andam a treinar todos os dias. Do jogo de ontem tenho que destacar o Moutinho Chorão e o Tonel Queixadas. Pode ser que um dia destes levem uma cacetada a sério e ai já ninguém acredita.

Se o Binya executasse a pressão alta do Sporting possivelmente não ficaria em campo mais de 5 minutos, mas aos anões, anoréxicos e karatecas tudo é permitido.

O Benfica jogou pouco mas ontem ficou provado que há equipas que jogam mais ou menos o mesmo. Vi o jogo contra o Moreirense e nem nesse jogo houve momentos de completo dominio Benfiquista como houve ontem. E oportunidades com as de ontem também houve do lado do Moreirense, só que a qualidade dos avançados é quase ela por ela.

Claro que era preferivel ganhar mas há que ser realista e ver que o que interessa é manter o 2º lugar e o acesso à liga dos campeões.

Só espero que o Petit volte em condições para em conjunto com o Binya formarem um meio campo de betão.

ps: O Binya merece jogar este ano na taça Uefa, vejam lá se …

Será...

...que se formos campeões na cidade do Porto, o Rui Rio nos abre as portas da Câmara Municipal para a festa?

É que as eleições são este ano e há que garantir o voto das «minorias».