Avançar para o conteúdo principal

Acabou

Ninguém diria que o campeão nacional da época passada ficaria arredado da luta pelo título logo à terceira jornada, mas foi mesmo isso que aconteceu esta época. A derrota em Alvalade deixa o Benfica a 8 pontos de Porto, Sporting e Braga, um diferencial irrecuperável em condições normais (e anormais também). É óbvio que os nossos adversários vão perder pontos (quem é que não perde 8 pontos ^num campeonato inteiro?), o problem é que nós também os vamos perder! E elém disso temos de correr atrás de três clubes, o que nos últimos anos tem sido sinónimo de insucesso.
E para aqueles que dizem que o Sporting o ano passado começou e mal e esteve quase a ser campeão, eu recordo duas coisas: Primeiro, no ano passado o Porto perdeu mais de 20 pontos em casa; Segundo, no ano passado o Sporting só não foi campeão, porque começou mal o campeonato. Foi mesmo esse o problema.

Não há dúvidas. 8 pontos é muita fruta! E mesmo que o Porto perca em Braga, o Sporting na Madeira e o Benfica ganhe ao Leiria para a semana, ficamos a 5 pontos dos rivais directos (continua a ser muito areia) e a oito do Braga. E além disso não podemos esquecer que nós também temos de ir a Braga e à Madeira!

Ao contrário da generalidade dos benfiquistas, acho que a culpa deste mau começo é da inteira responsabilidade de Koeman, principalmente no que às duas últimas derrotas dizem respeito. Não há pachorra para ver o Ricardo Rocha a jogar a defesa esquerdo e a ter de recorrer a faltas para vermelho, nem ao Beto a lateral direito a ser papado pelo Tello. Muito menos ao facto de Nelson jogar na esquerda, o Carlitos de início e de na equipa inicial terem jogado dois reforços com menos de uma semana de treinos. Neste aspecto o Peseiro deu baile. Foi conservador no escalonamento e, ao deixar no banco os dois reforços, disse claramente à velha guarda: «Confio em vocês». Uma coisa que Koeman parece não fazer, as desgastar psicologicamente jogadores como Nuno Assis, Dos Santos, Giovanni e Mantorras.

Bom esta época já foi. Agora restam-nos oito meses a penar e a sermos gozados por lagartos e tripeiros.

PS: Quarta-feira começamos a jogar a Liga dos Campeões. Vou torcer pelo terceiro lugar no grupo e consequente acesso à Taça UEFA. Penso que se tivermos a sorte que os lagartos tiveram o ano passado somada ao facto de já não termos de nos preocupar com a Liga Portuguesa dá-nos boas hipóteses de sacar o caneco.

Comentários

Anónimo disse…
É verdade. É imensamente triste.
Jogar com 3 defesas direitos no mesmo jogo é apenas um sinal de desorientação revelador da confusão que vai na cabeça do Koeman. Deixar o Nuno Gomes no banco, logo agora que ele até se está a esforçar, e o Geovanni, que nestes jogos se empolga sempre, é de quem anda perdido. Lá para a décima jornada talvez consigamos repetir um dos onzes iniciais que jogaram nas jornadas anteriores.
O Trap jogava mal mas ia ganhando. Agora estamos a jogar mal e a perder.
Não concordo que a culpa seja toda do Koeman. A saga dos reforços, que só chegaram no último segundo, e a falta de um Álvaro no banco explicam muito do que se está a passar. O Koeman está a limitar-se a ajudar a afundar aquilo que foi mal planeado.
Na liga, só nos resta ajudar o Braga.
Carlutchi disse…
Aceitem este desafio do vosso amigo Carl.

http://www.planetabenfica.blogspot.com/

Desde já, boa sorte a todos!!!

Abraço a todos.
Mangalho disse…
Não estás a deitar a toalha ao chão demasiado depressa? Está bem que estejas triste, mas caramba, tanto também não. Arrebita homem...
Ruka0808 disse…
Acho que se estão a precipitar, e se a culpa também é inegavelmente do Koeman que pôs a jogar Karagounis com 2 treinos feitos e cansado e lançou o Carlitos às feras, por outro lado o Veiga e o LFV também falharam porque o homem desde o início que foi sincero e disse que lhe faltavam 2 ou 3 jogadores para poder jogar como quer e a verdade é que eles chegaram à pouco mais de uma semana e mesmo assim sem o tal ponta-de-lança o que não permitiu ao Benfica treinar na pré-época com o "plantel completo"
Por outro lado relembro que nos piores arranques da história do SLB ele acabou sempre por ser campeão, e relembro também os protestos e críticas a que foi sugeito o Trap e fomos campeões nacionais, ainda que admitindo que foi um campeonato mto nivelado por baixo. Vamos com calma e esperança, como dizia o Trap "Fazem-se contas a partir de Março, Abril ... nunca antes"
RJB disse…
Sim, mas não se esqueçam que passados 11 anos, voltámos a ganhar um campeonato. Estamos de volta. Não ganhamos este ano, ganhamos para o outro. Viva a alternância!
Anónimo disse…
Penso que se tivermos a sorte que os lagartos tiveram o ano passado

Mensagens populares deste blogue

Num forum do Lille

«Vous avez vu les stats de Benfica en Coupe d'Europe à domicile? 79V (Edit : 80 maintenant) 22N 9D ! Respect...»

Se precisarem da tradução:
Vocês viram as estatísticas do Benfica na Liga dos Campeões em casa? 79 vitórias (agora 80) 22 empates 9 derrotas! Respeito...

Quem não chora não mama !

É isto que os nossos adversários andam a treinar todos os dias. Do jogo de ontem tenho que destacar o Moutinho Chorão e o Tonel Queixadas. Pode ser que um dia destes levem uma cacetada a sério e ai já ninguém acredita.

Se o Binya executasse a pressão alta do Sporting possivelmente não ficaria em campo mais de 5 minutos, mas aos anões, anoréxicos e karatecas tudo é permitido.

O Benfica jogou pouco mas ontem ficou provado que há equipas que jogam mais ou menos o mesmo. Vi o jogo contra o Moreirense e nem nesse jogo houve momentos de completo dominio Benfiquista como houve ontem. E oportunidades com as de ontem também houve do lado do Moreirense, só que a qualidade dos avançados é quase ela por ela.

Claro que era preferivel ganhar mas há que ser realista e ver que o que interessa é manter o 2º lugar e o acesso à liga dos campeões.

Só espero que o Petit volte em condições para em conjunto com o Binya formarem um meio campo de betão.

ps: O Binya merece jogar este ano na taça Uefa, vejam lá se …

Será...

...que se formos campeões na cidade do Porto, o Rui Rio nos abre as portas da Câmara Municipal para a festa?

É que as eleições são este ano e há que garantir o voto das «minorias».