Avançar para o conteúdo principal

Acabou

Ninguém diria que o campeão nacional da época passada ficaria arredado da luta pelo título logo à terceira jornada, mas foi mesmo isso que aconteceu esta época. A derrota em Alvalade deixa o Benfica a 8 pontos de Porto, Sporting e Braga, um diferencial irrecuperável em condições normais (e anormais também). É óbvio que os nossos adversários vão perder pontos (quem é que não perde 8 pontos ^num campeonato inteiro?), o problem é que nós também os vamos perder! E elém disso temos de correr atrás de três clubes, o que nos últimos anos tem sido sinónimo de insucesso.
E para aqueles que dizem que o Sporting o ano passado começou e mal e esteve quase a ser campeão, eu recordo duas coisas: Primeiro, no ano passado o Porto perdeu mais de 20 pontos em casa; Segundo, no ano passado o Sporting só não foi campeão, porque começou mal o campeonato. Foi mesmo esse o problema.

Não há dúvidas. 8 pontos é muita fruta! E mesmo que o Porto perca em Braga, o Sporting na Madeira e o Benfica ganhe ao Leiria para a semana, ficamos a 5 pontos dos rivais directos (continua a ser muito areia) e a oito do Braga. E além disso não podemos esquecer que nós também temos de ir a Braga e à Madeira!

Ao contrário da generalidade dos benfiquistas, acho que a culpa deste mau começo é da inteira responsabilidade de Koeman, principalmente no que às duas últimas derrotas dizem respeito. Não há pachorra para ver o Ricardo Rocha a jogar a defesa esquerdo e a ter de recorrer a faltas para vermelho, nem ao Beto a lateral direito a ser papado pelo Tello. Muito menos ao facto de Nelson jogar na esquerda, o Carlitos de início e de na equipa inicial terem jogado dois reforços com menos de uma semana de treinos. Neste aspecto o Peseiro deu baile. Foi conservador no escalonamento e, ao deixar no banco os dois reforços, disse claramente à velha guarda: «Confio em vocês». Uma coisa que Koeman parece não fazer, as desgastar psicologicamente jogadores como Nuno Assis, Dos Santos, Giovanni e Mantorras.

Bom esta época já foi. Agora restam-nos oito meses a penar e a sermos gozados por lagartos e tripeiros.

PS: Quarta-feira começamos a jogar a Liga dos Campeões. Vou torcer pelo terceiro lugar no grupo e consequente acesso à Taça UEFA. Penso que se tivermos a sorte que os lagartos tiveram o ano passado somada ao facto de já não termos de nos preocupar com a Liga Portuguesa dá-nos boas hipóteses de sacar o caneco.

Comentários

Anónimo disse…
É verdade. É imensamente triste.
Jogar com 3 defesas direitos no mesmo jogo é apenas um sinal de desorientação revelador da confusão que vai na cabeça do Koeman. Deixar o Nuno Gomes no banco, logo agora que ele até se está a esforçar, e o Geovanni, que nestes jogos se empolga sempre, é de quem anda perdido. Lá para a décima jornada talvez consigamos repetir um dos onzes iniciais que jogaram nas jornadas anteriores.
O Trap jogava mal mas ia ganhando. Agora estamos a jogar mal e a perder.
Não concordo que a culpa seja toda do Koeman. A saga dos reforços, que só chegaram no último segundo, e a falta de um Álvaro no banco explicam muito do que se está a passar. O Koeman está a limitar-se a ajudar a afundar aquilo que foi mal planeado.
Na liga, só nos resta ajudar o Braga.
Carlutchi disse…
Aceitem este desafio do vosso amigo Carl.

http://www.planetabenfica.blogspot.com/

Desde já, boa sorte a todos!!!

Abraço a todos.
Anónimo disse…
Não estás a deitar a toalha ao chão demasiado depressa? Está bem que estejas triste, mas caramba, tanto também não. Arrebita homem...
Rui disse…
Acho que se estão a precipitar, e se a culpa também é inegavelmente do Koeman que pôs a jogar Karagounis com 2 treinos feitos e cansado e lançou o Carlitos às feras, por outro lado o Veiga e o LFV também falharam porque o homem desde o início que foi sincero e disse que lhe faltavam 2 ou 3 jogadores para poder jogar como quer e a verdade é que eles chegaram à pouco mais de uma semana e mesmo assim sem o tal ponta-de-lança o que não permitiu ao Benfica treinar na pré-época com o "plantel completo"
Por outro lado relembro que nos piores arranques da história do SLB ele acabou sempre por ser campeão, e relembro também os protestos e críticas a que foi sugeito o Trap e fomos campeões nacionais, ainda que admitindo que foi um campeonato mto nivelado por baixo. Vamos com calma e esperança, como dizia o Trap "Fazem-se contas a partir de Março, Abril ... nunca antes"
Anónimo disse…
Sim, mas não se esqueçam que passados 11 anos, voltámos a ganhar um campeonato. Estamos de volta. Não ganhamos este ano, ganhamos para o outro. Viva a alternância!
Anónimo disse…
Penso que se tivermos a sorte que os lagartos tiveram o ano passado

Mensagens populares deste blogue

E o Benfiquista é o Eng.

O palerma não sabia estar calado, agora só falta o Veiga vir dar bitaites: "Comigo os jogadores foram sempre exemplares. Parece-me claro que tinham motivação", referiu o cabrão do Eng. depois de sair da missa. Tu é que eras uma grande merda, com um 11 do caralho (Micoli+Simão) não fizeste nada de especial. O que é que irias fazer com um plantel de 30 gajos ! Os grandes Benfiquistas não roubam o Benfica, para mim o ano que recebeste para saires foi pior do que jogar dinheiro no lixo. O 2º treinador que me lembro que se põe a anda sem se saber muito bem porquê. O primeiro foi o Autuori e depois foi o que foi. Podia não ser um génio da táctica mas há muito se percebia que estaria a remar sozinho. Mais do que tudo é um grande SOS, infelizmente ainda há muitos benfiquistas a dormir. Agora sim vamos ter um treinador que vai por a equipa a jogar para o Cardozo (e claro mete-lo a chutar com o pé-direito e a cabecear como o Zé Àguas), mas também vai ter a capacidade de por o Di Maria

Se todos perderem ...

A isto é que se pode dizer morrer praia, o Engº consegue dar sempre a sensação que com mais uma ponta de sorte tinha ido lá. Por mim já não lhe dou o beneficio da dúvida, caso já tudo estivesse perdido a recepção à Académica iria-se tornar num inferno para o Engº, assim quase que aposto que até ao cair do pano haverá uma possibilidade. Só nisto é que o homem tem sorte. As últimas noticias que dão conta do interesse do Lille no Mantorras são para rir, só passaria nos exames médicos se estes fossem feitos à medico do Benfica, e mesmo assim tenho as minhas dúvidas. A única possibilidade é colocá-lo 90 minutos vários jogos seguidos para ver realmente se está coxo ou se está sem confiança. Um outro jogador muito falado é o N. Gomes que esta época conseguiu fazer a sua pior época desde que está no Benfica, e a verdade é que desde que veio da fiorentina tem alternado este o razoável e o muito fraco. Dúvido que seja transferido, e dúvido também que passe em exames médicos a sério. De 0 a 20 do

Camacho de volta

O único culpado do mau desempenho do Benfica esta época é o Presidente LFV. No fim da época anterior deveria ter posto a andar o FSantos e o Veiga, o novo treinador deveria ter tido a responsabilidade na escolha dos reforços. Ao fim de vários anos ainda não se percebe qual é a politica desportiva do clube ! Ora se compra uns coxos no campeonato nacional, ora se compra no estrangeiro ao desbarato, ora se quer apostar nas camadas jovens, parece uma barata tonta. O mês de dezembro deveria ter sido aproveitado para despachar o LFelipe, o N. Assis e o Mantorras, mais o Zoro e o Butt. E antes de ter começado a 2ª volta deveria-se ter comprado um médio direito e um avançado. Prometer milhões e acabar por trazer um lateral esquerdo de 2ª e o Makukula (ponta de lança) é muito mas mesmo muito pouco. O Camacho não me enche as medidas, tem cometido vários erros na escolha de jogadores, insiste em colocar o Maxi no meio campo e o L. Felipe no campo e não dá ao Leo o respeito que ele merece. Mas a