Avançar para o conteúdo principal

Carta aberta a Luís Filipe Vieira

Caro Luís,

Já não te consigo ver à frente. Estou farto das tuas ameaças, dos discursos redondos e vazios. Estava farto de te ouvir dizer, repetidamente, a «instituição». Parecia que desconhecias o real nome do clube onde estavas. Agora dizes «Sportisboa e Beifique». Pareces aqueles miúdos que, quando lhes perguntam o nome, dizem-no de uma golfada, do nome próprio, escolhido pelo padrinho, ao último apelido, recordação do tetravô. Podes dizer só «Benfica». Toda a gente percebe o que queres dizer.

Não percebo porque não te consegues calar. Prometes, prometes e não cumpres. Refugias-te num estádio que iria sempre ser construído e num centro de estágio inacabado para mostrar obra. No resto, se a coisas falham, a culpa é dos benfiquistas. Que não aderem ao projecto, que pensam pequeno. Vê lá se percebes que somos pobres. Nem toda a gente pode comprar bilhetes a 20 euros para os filhos ou kits para distribuir pelo prédio. Tu que dizes que vens do povo, não percebes isto?
E não te refugies na tua suposta humildade e na «escola da vida» para te justificares e te promoveres junto dos sócios. Se calhar não sabes, mas tivemos um grande presidente que foi operário da Lisnave e tinha a 4ª classe. E tivemos outro grande presidente que era Marquês. É essa a força do Benfica. Atravessa a sociedade, dos operários da Lisnave aos marqueses da Lapa. A verdade é que te olho nos olhos e não consigo confiar em ti. A culpa é de quem? Minha ou tua?

E estou farto das tuas ameaças. Se queres sair, sai de vez. Não me importa que deixes atrás de ti um rasto de contas duvidosas e passes de jogadores hipotecados. Mas, se estás farto dos benfiquistas, sai. Como disse Ribeiro dos Reis (um homem à altura do Clube – se não sabes quem foi, pede a um dos tecnocratas da SAD para telefonar para A Bola a perguntar): «Por cada dezena que desertou, ergueram-se centenas e centenas, honrando a história deste Glorioso clube». Se calhar não acreditas, mas o Benfica vai continuar sem ti. E glorioso.
Tenho uma enorme dívida de gratidão para com o presidente Vilarinho. Ele devolveu o Benfica aos benfiquistas. Mas tu não conseguiste fazer o que se impunha fazer a seguir: devolver o Benfica aos portugueses.

Assinado,
Um sócio com as quotas em dia e que tem lugar cativo

PS: Já sei que quando as coisas correm mal é mais fácil bater no ceguinho. Mas, como este blog serve para libertar as mágoas e partilhar as alegrias, vou mesmo bater no ceguinho.

Comentários

Anónimo disse…
Excelente!
Assino por Baixo.
RJB
Unknown disse…
Eu acho sempre que não~... acho sempre que os benfiquistas são diferentes, são mais espertos, são mais inteligentes que os outros. Infelizmente basta a equipa perder dois jogos seguidos (um em Alvaldade, atente-se na vergonha!) e reparo que os benfiquistas podem ser como todos os outros... Burros! É pena!
Anónimo disse…
certeiro! é a altura do orelhas ouvir os sócios e ir embora!
S.L.B. disse…
Terceiro Anel: concordo plenamente contigo! Se tivéssemos um presidente a sério teríamos ganho um campeonato, uma taça de portugal e uma supertaça em futebol sénior, um campeonato em juniores, feito a dobradinha no futsal e voleibol, construído um estádio novo, um centro de estágio, dois pavilhões, piscinas, deixado de ter o nome do clube na lama por faltas de pagamento, deixado de ter dívidas ao fisco, contratado jogadores de qualidade (Simão, Petit, Nuno Gomes, Tiago, Luisão). Infelizmente, com este LFV não tivemos nada disso. Bom, bom era o Vale e Azevedo. Esse sim, um senhor que esteve à frente do nosso clube e o credibilizou!

P.S. - O homem às vezes fala demais e diz o que não deve (quem é que não erra?!), mas por favor: duas derrotas e "só" 65.000 novos sócios depois (que "chatice", só temos 165.000 sócios...) é razão para pô-lo na rua?! A memória dos homens é mesmo curta. Faço minhas as palavras do Nuno M. S. Aleixo. Sinceramente...
terceiro_anel disse…
Então? Estamos empatados 2-2. Há mais gente a contribuir?
Anónimo disse…
eu desempato.
é que eu tambem ja tenho o kit e apesar de nao ir ver quase jogos nenhuns à luz (sou de braga - gasosa cara + portagens + bilhete..) agora tambem ja tenho "legitimidade" para reclamar com os nossos amigos ;)
(claro que o que interessa mesmo é o orgulho de ter o cartão e mostrar aos invejosos que sou sócio do melhor clube do mundo ;D)

e, apesar de nunca ter ido muito à bola com o estilo do lfv, sou obrigado a dar a mão à palmatória.
as evidências estão aí, e o amigo s.l.b. disse quase tudo.

e a verdade é só uma, o benfica foi campeão na época passada e, da equipa titular, saiu apenas a puta que jogava no lado direito da defesa (influenciado pelos seus 2 chulos).
uma equipa feita, entrosada entre si.
perde oito pontos em nove possiveis pq o treinador (que na pre-epoca nao inventou, ate pôs a equipa a jogar bom futebol) se lembrou de fazer experiencias mal começou o campeonato.
pq se critica entao o presidente afinal?

e que dizer entao da irmandade dos "costas" que apitou os dois ultimos jogos? contra o gil vicente, em quatro penalties o fulano acabou por marcar o menos evidente.
e contra o clube do lumiar? será que a partir de agora vamos ver os pedros emanueis e os ricardos costas a serem expulsos como foi o ricardo rocha? uma resposta apenas: nem por sombras. esses agridem à má fila. nao sao apenas entradas duras.
mas lá está, o ricardo rocha nao equipa de azul e branco...

concordo numa coisa. os preços dos bilhetes sao caríssimos. mas isso é um mal geral do país.
mas como com o mal dos outros podemos nós bem... preferia ver o benfica a pôr os bilhetes a "x" e ter o estádio cheio, do que os pôr a "2x" e ter o estádio meio cheio.
mas isso já é outra questão.

saudações benfiquistas

Mensagens populares deste blogue

E o Benfiquista é o Eng.

O palerma não sabia estar calado, agora só falta o Veiga vir dar bitaites: "Comigo os jogadores foram sempre exemplares. Parece-me claro que tinham motivação", referiu o cabrão do Eng. depois de sair da missa. Tu é que eras uma grande merda, com um 11 do caralho (Micoli+Simão) não fizeste nada de especial. O que é que irias fazer com um plantel de 30 gajos ! Os grandes Benfiquistas não roubam o Benfica, para mim o ano que recebeste para saires foi pior do que jogar dinheiro no lixo. O 2º treinador que me lembro que se põe a anda sem se saber muito bem porquê. O primeiro foi o Autuori e depois foi o que foi. Podia não ser um génio da táctica mas há muito se percebia que estaria a remar sozinho. Mais do que tudo é um grande SOS, infelizmente ainda há muitos benfiquistas a dormir. Agora sim vamos ter um treinador que vai por a equipa a jogar para o Cardozo (e claro mete-lo a chutar com o pé-direito e a cabecear como o Zé Àguas), mas também vai ter a capacidade de por o Di Maria

Se todos perderem ...

A isto é que se pode dizer morrer praia, o Engº consegue dar sempre a sensação que com mais uma ponta de sorte tinha ido lá. Por mim já não lhe dou o beneficio da dúvida, caso já tudo estivesse perdido a recepção à Académica iria-se tornar num inferno para o Engº, assim quase que aposto que até ao cair do pano haverá uma possibilidade. Só nisto é que o homem tem sorte. As últimas noticias que dão conta do interesse do Lille no Mantorras são para rir, só passaria nos exames médicos se estes fossem feitos à medico do Benfica, e mesmo assim tenho as minhas dúvidas. A única possibilidade é colocá-lo 90 minutos vários jogos seguidos para ver realmente se está coxo ou se está sem confiança. Um outro jogador muito falado é o N. Gomes que esta época conseguiu fazer a sua pior época desde que está no Benfica, e a verdade é que desde que veio da fiorentina tem alternado este o razoável e o muito fraco. Dúvido que seja transferido, e dúvido também que passe em exames médicos a sério. De 0 a 20 do

Camacho de volta

O único culpado do mau desempenho do Benfica esta época é o Presidente LFV. No fim da época anterior deveria ter posto a andar o FSantos e o Veiga, o novo treinador deveria ter tido a responsabilidade na escolha dos reforços. Ao fim de vários anos ainda não se percebe qual é a politica desportiva do clube ! Ora se compra uns coxos no campeonato nacional, ora se compra no estrangeiro ao desbarato, ora se quer apostar nas camadas jovens, parece uma barata tonta. O mês de dezembro deveria ter sido aproveitado para despachar o LFelipe, o N. Assis e o Mantorras, mais o Zoro e o Butt. E antes de ter começado a 2ª volta deveria-se ter comprado um médio direito e um avançado. Prometer milhões e acabar por trazer um lateral esquerdo de 2ª e o Makukula (ponta de lança) é muito mas mesmo muito pouco. O Camacho não me enche as medidas, tem cometido vários erros na escolha de jogadores, insiste em colocar o Maxi no meio campo e o L. Felipe no campo e não dá ao Leo o respeito que ele merece. Mas a