segunda-feira, março 06, 2006

Koeman - Nota negativa

Koeman: "Quem não estiver com a cabeça no jogo contra o Estrela sairá de campo"

Por esta razão o Koeman começou o jogo de fora ! É que a cabeça dele só pensa na liga dos campeões desde o jogo com o Manchester. É uma pena que assim tenha sido pois nesta altura estariamos à frente do campeonato Português.

Koeman: "A única razão para o Mantorras estar de fora das convocatórias são questões técnicas. Temos três avançados - Miccoli, Marcel e Nuno Gomes - e não posso convocar quatro pontas-de-lança se apenas está o Nuno Gomes a jogar na frente. Ficar com três no banco é demasiado"

Mas enquanto o Micoli esteve lesionado se calhar o Mantorras poderia e deveria ter sido convocado. Pode até nem jogar nada mas ao contrário do Marcel é capaz de em pouco minutos fazer alguma coisa. Pelo menos empolga o estádio. Considero que com o Micoli no banco ele não tem lugar mas desde que este jogue a titular acho que o Mantorras tem lugar no banco.

Falar assim de um jogador que foi claramente prejudicado por anteriores equipas técnicas e médicas é não ter atenção à história do Benfica mostrando que tem muitas faltas. Mesmo que seja dispensado o jogador deve receber todo o que lhe é devido.

Aliás não se percebe que se traga este assunto na véspera de dois jogos importantes. É querer esticar a corda numa altura em que sente que tem força mas ainda está para ver por onde é que vai partir.

Neste momento não o consigo ver na televisão e explico porquê:

1 - Colocou todos os jogadores da equipa B na prateleira. A
"geração Benfica" foi congelada e até ver (7 meses é muito tempo) não promoveu a subida de nenhum júnior ou B.

2 - Já perdeu pontos a mais de forma leviana. Destaco a fraca preparação para o jogo contra o Sporting em que submeteu a equipa a treino físico exagerado. Não compreendeu que com rivais não se brinca nem compreendeu que ganhar pontos ao Sporting era vital na luta pela Champions.

3 - A forma como tratou do N. Assis numa altura que estava em forma e a jogar como nunca (não sei se com ou sem doping) é questionável. A forma como encostou QUim no Banco também o é, agora a forma como continua com o Moretto em campo mete nojo. O Futuro ganha-se com vitórias no presente e não com experiências.

4 - Ter colocado o Léo na prateleira mostra que ele é míope. O mesmo se passa com o Nelson. Acho que os dois devem jogar sempre. Se é preciso altura na defesa que contrate dois postes de Basquete em vez de laterais.

5 - Tirando os jogos iniciais em que a equipa parecia organizada hoje em dia não está a jogar nada. Reconheço que a equipa está muito melhor nos lances de bola parada mas a verdade é que não tem uma maneira de jogar consistente durante os 90 minutos.

6 - Vê a equipa a não jogar nada durante 45 minutos e não faz uma alteração. Acho-o resignado e sem fé o que não lhe vale de muito.

7 - Tirando o N. Gomes não há nenhum jogador que se possa dizer tenha evoluído. Jogam todos o mesmo ou pior.

8 - A equipa só jogou bem nos primeiros jogos e na 1ª parte contra o Manchester em que mostrou saber trocar a bola. Para o investimento que se fez é muito pouco.

Pode ter a sorte de o Micoli engatar e com isso surgirem golos decisivos que nos permitam subir na classificação mas para quem adopta uma postura de "Conan o Bárbaro" acho que anda a fazer muito pouco.

A aposta do Benfica tem de passar pela formação e por isso ele mostra que não é o treinador que o Benfica precisa. Ou ele ganha um título (liga ou liga dos campeões) ou então tem de ser despedido ! Formar jogadores e/ou ganhar títulos !

As vitórias do Benfica tem sido sensacionais mas o estilo de jogo e a equipa são praticamente os mesmos dos anos anteriores. Só melhorou nas marcações mas de resto joga muito pouco e por regra entra muito mal no jogo.

Não é por andarmos a ganhar e termos uma equipa competitiva na Champions que se deve dar carta Branca ao treinador. É lógico que neste momento existem demasiadas coincidências nos jogos dos nosso adversários. Agora perder 9 pontos seguidos é muito, e demonstra que o Koeman ao contrário do que se dizia está muito verde !

São todos contra nós mas um Benfica conquistador não pode dar hipóteses e deixar que os nossos adversários pensem que vale a pena adoptar manobras tácticas de um passado recente. Houve muitos pontos perdidos por culpa própria.